Notas de Corte do Sisu




Consulta das notas de corte do Sisu. As inscrições para participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – Sisu terminam logo. Neste momento a atenção dos milhares de estudantes que já realizaram inscrição deve estar voltada para a consulta às nota de corte para saber se está dentro do número de vagas do curso pretendido.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual são utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para que instituições públicas de ensino superior distribuam vagas para seus cursos de graduação.

O monitoramento ou a consulta das notas de corte do Sisu é a melhor forma que os estudantes têm de aumentar as chances de conseguir uma das vagas disponibilizadas no sistema. Até as 23h59mim do último dia do período de inscrições é possível que os estudantes mudem suas opções de curso, caso observe que sua nota no Enem não foi suficiente para as opções de curso informadas.

Nesta edição a novidade é que o MEC disponibilizou um aplicativo para tablets e smartphones para que os estudantes realizem a consulta das vagas ofertadas no Sisu. O aplicativo está disponível para download no site do Sisu.

Entenda como funciona o SISU

Chamada Regular Resultado Sisu
Chamada Regular Resultado Sisu

Para a primeira edição do Sisu foram liberadas 228 mil vagas para diversos cursos de graduação de nível superior distribuídas entre as 131 instituições de ensino que utilizam o sistema. Segundo informações do MEC, nesta edição houve um aumento de 11% do número de vagas oferecidas.

O requisito obrigatório para que o estudante participe do processo seletivo e concorra a uma das vagas ofertadas no Sisu é do de que tenha participado do Enem e não tenha zerado a prova de redação do Exame. Para comprovar a participação, o estudante deve informar a senha e o número de sua inscrição do Enem.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente na internet no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. No ato da inscrição o estudante deve informar em ordem de prioridade quais dentre os cursos oferecidos deseja conseguir uma vaga no Sisu.

Após o período de inscrições através de uma única chamada, o sistema informatizado do SISU irá divulgar a relação dos estudantes contemplados. De acordo com o edital já divulgado o resultado da chamada regular estará disponível no dia 18 de janeiro, e poderá ser consultado no próprio endereço eletrônico onde o estudante realizou sua inscrição e acompanhou a nota de corte.

Já os estudantes selecionados no Sisu devem procurar as instituições de ensino superior para efetivar a matricula no curso em que conseguiram vaga. Agora os estudantes que não conseguiram ser contemplados em nenhuma das opões de curso ou contemplados apenas com a segunda opção, podem no período descrito no edital manifestar o interesse em participar da lista de espera do SISU e concorrer a vagas eventualmente não ocupadas.

Chamada Regular: Resultado Sisu




Resultado Sisu: Mais de 2,7 milhões de estudantes se inscreveram na edição deste primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, o resultado será divulgado em chamada única regular, que pode ser consultado via internet, na página do programa, ou nas próprias instituições de ensino que estão oferecendo vagas.

Ao todo, foram oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas do ensino superior no Brasil. O Sistema recebeu 5.275.613 inscrições, visto que cada um dos 2.712.937 candidatos que se inscreveram pôde optar por até duas opções de curso. O número de participantes do Sisu foi 2,8% menor do que o registrado no ano passado, quando houve 2.791.334 pessoas inscritas.

Os aprovados no processo seletivo deste primeiro semestre são conhecidos na no portal do MEC (Ministério da Educação), na página de acesso ao resultado do Sisu, acessível no endereço http://sisu.mec.gov.br/. Conforme esclarece o edital, outra maneira de consultar o resultado é diretamente nas próprias instituições onde os candidatos se inscreveram.

Chamada Regular Resultado Sisu
Chamada Regular Resultado Sisu

No acesso via portal, é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem. A classificação dos candidatos é estabelecida de acordo com os eventuais bônus estabelecidos pelas políticas de ações afirmativas das instituições, bem como pelos pesos na nota da redação e em cada uma das áreas de conhecimento das provas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Havendo empate na classificação do Sisu, são levadas em conta as notas na seguinte ordem: redação, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Permanecendo o empate, a comprovação de renda familiar dos estudantes que garantirá a aprovação.

Resultado e Matrícula do Sisu Primeiro Semestre?

Os estudantes selecionados no curso de primeira opção deverão providenciar seus registros acadêmicos, diretamente na instituição de ensino. Para isso, é necessário observar os procedimentos e os documentos para matrícula do Sisu, informados em editais das próprias instituições.

Quem for aprovado no curso de segunda opção também poderá se matricular normalmente, mas ainda terá a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu.

A lista de espera é acessível apenas aos candidatos que não foram selecionados no curso de primeira opção. Além disso, o estudante só pode participar da lista se inscrevendo no mesmo curso. A convocação dos participantes inscritos será realizada pelas instituições de ensino, sendo responsabilidade exclusiva do estudante acompanhar as convocações, ficando de olho nos prazos, procedimentos e documentos necessários para matrícula.

Lista de Espera Sisu




Termina em breve o prazo para participar da lista de espera Sisu – Sistema Seleção Unificada. O sistema informatizado do Governo Federal gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) tem a principal função de selecionar os estudantes com as melhores notas obtidas nas avaliações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Também é por meio deste sistema que as instituições públicas de ensino superior oferecem suas vagas em seus cursos para os estudantes que participaram das avaliações do ENEM, neste ano 2.712.937 candidatos se inscreveram no SISU para concorrer a 228 mil vagas em 131 instituições de ensino superior público.

Para participar o candidato tinha que acessar o site do SISU através do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/, informar o número de inscrição e a senha do último ENEM que é a edição exigida para o primeiro processo seletivo deste ano.

O resultado do processo seletivo do SISU já pode ser consultado na página do programa em “ver meu boletim” outras formas de consulta são pela Central de Atendimento do MEC através do telefone 0800616161, o candidato ainda tem a opção de consultar na própria instituição onde se inscreveu.

Neste momento muitos os estudantes selecionados já efetuaram a matrícula junto a instituição de ensino superior, cujo prazo se deu, em 2016 por exemplo, nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, daí a importância de se ter verificado com antecedência a documentação exigida, o horário de atendimento, local e procedimentos para a matricula.

Todavia, muitos jovens ainda têm esperança de conquistar a vaga, a lista de espera do Sisu é uma das formas de ainda conquistar a vaga ainda no primeiro semestre, a manifestação do interesse em participar deve ser efetuada através do site do SISU em “ver meu boletim” o período para manifestar o interesse em participar da lista de espera deve ser verificado no edital.

Como se inscrever para a Lista de Espera do Sisu

Processo Seletivo do Sisu
Processo Seletivo do Sisu

Somente os estudantes que não foram selecionados em nenhuma das opções de curso ou os que foram selecionados para a sua segunda opção mesmo que tenha feito a matrícula é que poderão participar da Lista de Espera, os estudantes que foram selecionados em sua primeira opção não terão outra oportunidade de se matricular caso perca o prazo. Muitos estudantes certamente foram selecionados para a sua segunda opção de curso mesmo que faça a matrícula ainda é possível concorrer a vaga da primeira opção através da lista de espera do Sisu.

Os estudantes que também não foram selecionados em nenhuma das opções de curso devem manifestar o interesse em participar da lista de espera do Sisu, sempre para a primeira opção de curso, para manifestar acesse o site do SISU http://sisu.mec.gov.br/, em “Ver meu boletim” e clique na opção referente a lista de espera, verifique se o sistema confirmou a sua vontade.

O resultado dos selecionados na lista de espera do Sisu será convocado no início do ano, é importante ficar atento a todas junto a instituição pois é de responsabilidade da instituição de ensino superior efetuar a chamada dos selecionados através da lista de espera.

Os estudantes que não conquistaram a tão sonhada vaga neste primeiro processo seletivo não podem ficar desanimados, principalmente se não conseguiu por poucos pontos, o processo seletivo do SISU acontece duas vezes durante o ano e tudo acontece nos mesmos moldes do primeiro processo seletivo.

De qualquer maneira caso mesmo com a participação da lista de espera o candidato não conseguir ainda pode pacientemente aguardar o segundo processo seletivo do SISU que acontece no segundo semestre do ano, sendo no mesmo moldes do primeiro com inscrições gratuitas e feitas exclusivamente pela internet na página do SISU.

A partir do momento que o candidato concluir a sua matrícula a vaga já está garantida e ocupada, agora a preocupação é em se dedicar ao máximo ao conhecimento que será ministrado e adquirido durante todo o curso.

Sisu Inscrições Sistema de Seleção Unificada




Como funciona o SISU? Programa do Governo Federal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu foi criado para promover o acesso ao ensino superior. Na verdade tão somente do Sistema Informatizado onde instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para seus cursos de graduação a pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em breve terá início o período de inscrições para o processo seletivo. Neste artigo falaremos um pouco do Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2016 e suas inscrições.

Como em edições anteriores, este ano o Sistema terá dois processos seletivos, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano. Para participar do SISU 2016 o candidato deve obrigatoriamente ter participado da última edição do Enem, isto porque as notas obtidas no Exame são o principal critério de seleção, onde os candidatos com as melhores notas ficam com as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior que optam por utilizar o Sistema Informatizado do MEC para selecionar seus novos acadêmicos.

Para se inscrever o candidato deve acessar o endereço eletrônico do Sistema http://sisu.mec.gov.br/ e informar o número da sua inscrição do Enem 2015, bem como a senha que utilizada no Exame. Vale lembrar que caso os candidatos não recordem estas informações podem recuperá-las no site do Enem.

Inscrições e Processo Seletivo do SISU 2016

sisu-informações-lista-chamada

Ao se inscrever no Sisu, o candidato deve informar a quais vagas para cursos de graduação superior ali oferecidas deseja concorrer. Ao todo devem ser realizadas duas opções de curso e durante o período de inscrição estas opções podem ser alteradas. Ao informar seu número de inscrição o sistema informatizado do Sisu recupera automaticamente a nota do candidato no Enem e após o encerramento das inscrições são realizadas duas chamadas, selecionando os candidatos levando em consideração as opções de curso, o número de vagas ofertadas, o número de candidatos que concorrem e a nota obtida no Enem.

É importante ressaltar que o Sisu da à liberdade para que as instituições de ensino superior que utilizam o sistema de atribuir pesos diferenciados para as notas obtidas nas provas do Exame. Então é normal que cursos como, por exemplo, o curso de Engenharia adote um peso maior para as notas da prova de Matemática.

Ainda sobre o processo seletivo do Sisu é permitido que os candidatos optem por concorrer às vagas pelo sistema de cotas, que é regulamentado por Lei Federal, garantindo para aqueles que se declararem ser pardos, índios ou negros a reserva de 50% do total disponibilizado pelas instituições de ensino superior. São as chamadas vagas para políticas afirmativas que beneficiam também os estudantes egressos das escolas da rede pública de ensino.

Sistemas de Cotas no SISU




Quem pode concorrer às vagas do SISU utilizando o Sistema de Cotas: O Sistema de Seleção Unificada – SISU é o sistema informatizado do Ministério da Educação onde instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para seus cursos de graduação para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que conseguiram uma nota maior que zero na prova de redação do Exame.

Para se inscrever os interessados devem no período anunciado pelo MEC, acessar o endereço eletrônico http://sisualuno.mec.gov.br/. As inscrições são feitas mediante a informação da senha e do número de inscrição utilizados no Enem.

A ultima edição do SISU apenas na edição do primeiro semestre ofereceu mais de 200 mil vagas disponibilizadas pela s instituições públicas de ensino superior que utilizaram o Sistema. Deste total, para obedecer a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), 37,5% das vagas foram reservadas para candidatos com carência socioeconômica e para os pertencentes a grupos étnicos (pretos, pardos e indígenas). No Sisu, para efetivo cumprimento da Lei, 50% do total de vagas ofertadas em cada edição deverá ser destinada aos cotistas.

Vagas reservadas para cotistas no SISU

sisu-informações-lista-chamada

A opção de concorrer ou não as vagas reservadas ao Sistema de Cotas deve ser informada pelo candidato no momento em que este realiza a inscrição para participar do SISU. Devem ser observados todos os critérios, desde a classe socioeconômica até as origens étnicas. Vale lembrar que as vagas reservadas aos cotistas serão divididas proporcionalmente, e mesmo aqueles que têm direito a estas vagas, podem optar pelas vagas de ampla concorrência.

As instituições de ensino superior localizadas em regiões onde há um grande número de povos indígenas podem adotar critérios diferenciados no sistema de seleção das vagas destinadas ao Sistema de Cotas do SISU.

O processo seletivo das vagas do SISU destinadas ao Sistema de Cotas, obedecendo aos requisitos da Lei, obedecerá aos mesmos critérios da seleção das vagas destinadas a ampla concorrência. Ou seja, a nota obtida pelo candidato nas provas do Enem será o critério principal, onde os candidatos dentro das opções de curso realizadas no ato inscrição que tiverem as melhores notas serão selecionados.

O nome dos candidatos selecionados com a primeira opção de curso será informado em apenas uma chamada, os não selecionados ou os selecionados com a segunda opção de curso podem manifestar o interesse em participar da Lista de espera do SISU. A segunda chamada fica a critério das instituições de ensino superior que utilizam o SISU.

É claro, são realizadas duas edições do SISU, uma no primeiro e outra no segundo semestre do ano, o que aumenta as chances de contemplação dos candidatos.

Como funciona o SISU?

Como funciona o SISU? Programa do Governo Federal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu foi criado para promover o acesso ao ensino superior. Na verdade tão somente do Sistema Informatizado onde instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para seus cursos de graduação a pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em breve terá início o período de inscrições para o processo seletivo. Neste artigo falaremos um pouco do Sistema de Seleção Unificada – Sisu e suas inscrições.

Como em edições anteriores, este ano o Sistema terá dois processos seletivos, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano. Para participar do SISU o candidato deve obrigatoriamente ter participado da última edição do Enem, isto porque as notas obtidas no Exame são o principal critério de seleção, onde os candidatos com as melhores notas ficam com as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior que optam por utilizar o Sistema Informatizado do MEC para selecionar seus novos acadêmicos.

Para se inscrever o candidato deve acessar o endereço eletrônico do Sistema http://sisu.mec.gov.br/ e informar o número da sua inscrição do último Enem, bem como a senha que utilizada no Exame. Vale lembrar que caso os candidatos não recordem estas informações podem recuperá-las no site do Enem.

Inscrições e Processo Seletivo do SISU

sisu-informações-lista-chamada

Ao se inscreve no Sisu, o candidato deve informar a quais vagas para cursos de graduação superior ali oferecidas deseja concorrer. Ao todo devem ser realizadas duas opções de curso e durante o período de inscrição estas opções podem ser alteradas. Ao informar seu número de inscrição o sistema informatizado do Sisu recupera automaticamente a nota do candidato no Enem e após o encerramento das inscrições são realizadas duas chamadas, selecionando os candidatos levando em consideração as opções de curso, o número de vagas ofertadas, o número de candidatos que concorrem e a nota obtida no Enem.

É importante ressaltar que o Sisu da à liberdade para que as instituições de ensino superior que utilizam o sistema de atribuir pesos diferenciados para as notas obtidas nas provas do Exame. Então é normal que cursos como, por exemplo, o curso de Engenharia adote um peso maior para as notas da prova de Matemática.

Ainda sobre o processo seletivo do Sisu é permitido que os candidatos optem por concorrer às vagas pelo sistema de cotas, que é regulamentado por Lei Federal, garantindo para aqueles que se declararem ser pardos, índios ou negros a reserva de 50% do total disponibilizado pelas instituições de ensino superior. São as chamadas vagas para políticas afirmativas que beneficiam também os estudantes egressos das escolas da rede pública de ensino.