Sistemas de Cotas no SISU

Sisu
setembro 6, 2016




Quem pode concorrer às vagas do SISU utilizando o Sistema de Cotas: O Sistema de Seleção Unificada – SISU é o sistema informatizado do Ministério da Educação onde instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para seus cursos de graduação para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que conseguiram uma nota maior que zero na prova de redação do Exame.

Para se inscrever os interessados devem no período anunciado pelo MEC, acessar o endereço eletrônico http://sisualuno.mec.gov.br/. As inscrições são feitas mediante a informação da senha e do número de inscrição utilizados no Enem.

A ultima edição do SISU apenas na edição do primeiro semestre ofereceu mais de 200 mil vagas disponibilizadas pela s instituições públicas de ensino superior que utilizaram o Sistema. Deste total, para obedecer a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), 37,5% das vagas foram reservadas para candidatos com carência socioeconômica e para os pertencentes a grupos étnicos (pretos, pardos e indígenas). No Sisu, para efetivo cumprimento da Lei, 50% do total de vagas ofertadas em cada edição deverá ser destinada aos cotistas.

Vagas reservadas para cotistas no SISU

sisu-informações-lista-chamada

A opção de concorrer ou não as vagas reservadas ao Sistema de Cotas deve ser informada pelo candidato no momento em que este realiza a inscrição para participar do SISU. Devem ser observados todos os critérios, desde a classe socioeconômica até as origens étnicas. Vale lembrar que as vagas reservadas aos cotistas serão divididas proporcionalmente, e mesmo aqueles que têm direito a estas vagas, podem optar pelas vagas de ampla concorrência.

As instituições de ensino superior localizadas em regiões onde há um grande número de povos indígenas podem adotar critérios diferenciados no sistema de seleção das vagas destinadas ao Sistema de Cotas do SISU.

O processo seletivo das vagas do SISU destinadas ao Sistema de Cotas, obedecendo aos requisitos da Lei, obedecerá aos mesmos critérios da seleção das vagas destinadas a ampla concorrência. Ou seja, a nota obtida pelo candidato nas provas do Enem será o critério principal, onde os candidatos dentro das opções de curso realizadas no ato inscrição que tiverem as melhores notas serão selecionados.

O nome dos candidatos selecionados com a primeira opção de curso será informado em apenas uma chamada, os não selecionados ou os selecionados com a segunda opção de curso podem manifestar o interesse em participar da Lista de espera do SISU. A segunda chamada fica a critério das instituições de ensino superior que utilizam o SISU.

É claro, são realizadas duas edições do SISU, uma no primeiro e outra no segundo semestre do ano, o que aumenta as chances de contemplação dos candidatos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply