Proposta de redação do Enem sobre ecologia

Educação
novembro 16, 2012

Esta proposta de redação é uma adaptação de um tema do Enem de anos anteriores. Bastante atual ainda, ela traz à tona a questão do desmatamento de forma bastante crítica e criativa. Veja a imagem abaixo, os textos propostos e depois elabore seu texto argumentativo sem perder de vista os eixos avaliados pelo Enem em seu exame.

Analise os textos dados e faça o que se pede:

Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade mundial, e não apenas um problema brasileiro. (…) Restam hoje, em todo o planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. A Europa Ocidental perdeu 99,7% de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; a África, 92%; a Oceania, 78%; a América do Norte, 66%; e a América do Sul, 54%. Cerca de 45% das florestas tropicais, que cobriam originalmente 14 milhões de km quadrados (1,4 bilhão de hectares), desapareceram nas últimas décadas. No caso da Amazônia Brasileira, o desma-tamento da região, que até 1970 era de apenas 1%, saltou para quase 15% em 1999. Uma área do tamanho da França desmatada em apenas 30 anos. Chega.

Paulo Adário, coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace. – http://greenpeace.terra.com.br

Veja agora este outro texto:

De uma coisa temos certeza: a terra não pertence ao homem branco; o homem branco é que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado. O que fere a terra, fere também os filhos da terra. O homem não tece a teia da vida; é antes um de seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.

Trecho de uma das várias versões de carta atribuída ao chefe Seattle, da tribo Suquamish. A carta teria sido endereçada ao presidente norte-americano, Franklin Pierce, em 1854, a propósito de uma oferta de compra do território da tribo feita pelo governo dos Estados Unidos.

PINSKY, Jaime e outros (Org.). História da América através de textos, 3ª ed. São Paulo: Contexto, 1991.

Com base na leitura dos quadrinhos e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto. Suas propostas devem demonstrar respeito aos direitos humanos.

  • Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua.
  • O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply