Notas de Corte do Sisu




Consulta das notas de corte do Sisu. As inscrições para participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – Sisu terminam logo. Neste momento a atenção dos milhares de estudantes que já realizaram inscrição deve estar voltada para a consulta às nota de corte para saber se está dentro do número de vagas do curso pretendido.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual são utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para que instituições públicas de ensino superior distribuam vagas para seus cursos de graduação.

O monitoramento ou a consulta das notas de corte do Sisu é a melhor forma que os estudantes têm de aumentar as chances de conseguir uma das vagas disponibilizadas no sistema. Até as 23h59mim do último dia do período de inscrições é possível que os estudantes mudem suas opções de curso, caso observe que sua nota no Enem não foi suficiente para as opções de curso informadas.

Nesta edição a novidade é que o MEC disponibilizou um aplicativo para tablets e smartphones para que os estudantes realizem a consulta das vagas ofertadas no Sisu. O aplicativo está disponível para download no site do Sisu.

Entenda como funciona o SISU

Chamada Regular Resultado Sisu
Chamada Regular Resultado Sisu

Para a primeira edição do Sisu foram liberadas 228 mil vagas para diversos cursos de graduação de nível superior distribuídas entre as 131 instituições de ensino que utilizam o sistema. Segundo informações do MEC, nesta edição houve um aumento de 11% do número de vagas oferecidas.

O requisito obrigatório para que o estudante participe do processo seletivo e concorra a uma das vagas ofertadas no Sisu é do de que tenha participado do Enem e não tenha zerado a prova de redação do Exame. Para comprovar a participação, o estudante deve informar a senha e o número de sua inscrição do Enem.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente na internet no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. No ato da inscrição o estudante deve informar em ordem de prioridade quais dentre os cursos oferecidos deseja conseguir uma vaga no Sisu.

Após o período de inscrições através de uma única chamada, o sistema informatizado do SISU irá divulgar a relação dos estudantes contemplados. De acordo com o edital já divulgado o resultado da chamada regular estará disponível no dia 18 de janeiro, e poderá ser consultado no próprio endereço eletrônico onde o estudante realizou sua inscrição e acompanhou a nota de corte.

Já os estudantes selecionados no Sisu devem procurar as instituições de ensino superior para efetivar a matricula no curso em que conseguiram vaga. Agora os estudantes que não conseguiram ser contemplados em nenhuma das opões de curso ou contemplados apenas com a segunda opção, podem no período descrito no edital manifestar o interesse em participar da lista de espera do SISU e concorrer a vagas eventualmente não ocupadas.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *