Modelo de relatório para EJA

Modelo de relatório para EJA
Rate this post

Muitas vezes, durante o ano letivo, os professores que lecionam no EJA, Educação de Jovens e Adultos, precisam elaborar relatórios sobre suas turmas. A falta de tempo ou mesmo a inexperiência faz com que haja uma dificuldade enorme de se fazer isso. Por isso, reproduzo neste artigo um modelo de relatório para EJA feito no final do semestre/ano letivo. Como é apenas um modelo, faça as adaptações necessárias para que se adeque a seu público e contexto escolar.

Modelo de Relatório do EJA

A turma 1ª Fase do ano letivo de 2012 é composta de 28 alunos matriculados, mas, no entanto, cerca de 20 estão frequentando e destes 12 a cada dia de aula. Tem como idade uma faixa entre 17 a  59 anos. Nesta turma duas alunas são especiais, sendo uma delas surda- muda. Convém ressaltar que esta classe está com a terceira professora, a qual iniciou suas atividades a partir de 27/04/2012.
Segundo o pressuposto teórico de Emília Ferreiro quanto à hipótese da escrita percebe-se que os alunos se encontram: três alunos com base alfabética, quatro silábico-alfabéticos oscilando para o alfabético, três silábico-alfabéticos e o restante da turma silábico predominando com valor sonoro nas vogais. Para o avanço na aprendizagem dos alunos neste sentido tem-se trabalhado quase todos os dias com alfabeto móvel na produção de listas com campo semântico segundo a vivência dos alunos: listas de material de construção, escolar, móveis e eletrodomésticos, entre outros. Além disso, tem-se utilizado cruzadinhas com banco de palavras, recorte e colagem no estudo das letras, jogos de reagrupamentos, material dourado, leitura de parlendas e trava-línguas, entre outros.
Os alunos são oriundos em sua maioria do interior do estado. Vieram para a capital entre 8 a 20 anos atrás em busca de melhores condições de sobrevivência. Não frequentaram a escola em sua infância por causa do trabalho na lavoura ou devido a longa distância da escola para a sua residência e devido a este contexto, retornam a escola. É interessante que hoje boa parte deste grupo afirma desejarem dominar a leitura para lerem e entenderem a Bíblia.
Atualmente trabalham como vendedores ambulantes, faxineiras, babá, porteiro, jardineiro, pedreiro, entre outros. Em decorrência a estas ocupações muitas vezes os alunos faltam às aulas ou chegam atrasados. Por outro lado, a minoria é aposentada, pensionistas ou estão de benefício trabalhista.  Moram aos arredores da escola (Chã da Jaqueira, Loteamento Jardim Petrópolis, Conjunto João Sampaio, encostas e grotas). Apenas a minoria não tem casa própria e moram com a família, a qual varia entre três a dez pessoas. O lazer da turma predomina a frequência a igrejas e a minoria a jogo de futebol, praia e assistir televisão.
Percebe-se que minoria demonstra vontade em aprender  e se empolgam, demonstram concentração e atenção às explicações em sala de aula, e a partir daí questionam, solicitam as intervenções da professora para executarem as atividades em todas as áreas do conhecimento. Esta postura é percebida em todos os níveis de aprendizagem, inclusive aqueles que tem algumas noções quanto a leitura e a escrita e tem dificuldades em seu processo de aprendizagem.
No entanto, percebe-se outro grupo com diferente postura em sala de aula, demonstrando indiferença e apatia em qualquer atividade pedagógica, inclusive em jogos e trabalhos de Arte, a qual foi iniciado o Projeto de Pintura Abstrata e Pintura Figurativa. Por sua vez, sempre que entram na sala de aula perguntam se foi feita a chamada, quando não há merenda se irão sair cedo e pela carteira de estudante. Diante dessas indagações, notam-se as razões de estarem na escola. Convêm ressaltar que alguns desses alunos são os mesmos retidos dos anos letivos anteriores.

4 Comments

  • Reply abigaiu Maio 27, 2015 at 12:39 am

    gostaria de saber como se faz um relatorio do MOVA – movimento de alfabetizçao de jovens e adultos.Obrigada pela atenção.

  • Reply jane junho 20, 2015 at 1:18 am

    OLA BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER COMO É FEITO ,RELATÓRIO DO EJA.DAS SEGUINTES DISCIPLINAS? FILOSOFIA ,SOCIOLOGIA E ARTE. DESDE DE FICAREI MUITO GRATA!!!!!!.OBRIGDA…

  • Reply ELISANGELA XAVIER Maio 18, 2017 at 12:37 pm

    OLA BOM DIA! GOSTARIA DE SABER COMO É FEITO ,RELATÓRIO DA EJA. DAS SEGUINTES DISCIPLINAS? FILOSOFIA E SOCIOLOGIA . DESDE DE FICAREI MUITO GRATA!!!!!!.OBRIGADA

  • Reply ANGELITA DE CASSIA novembro 16, 2017 at 1:34 am

    OLA BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER COMO É FEITO ,RELATÓRIO DA EJA. DAS SEGUINTES DISCIPLINAS? HISTORIA E GEOGRAFIA . ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.AGRADEÇO DESDE JÁ, FICAREI MUITO GRATA!!!!!!.OBRIGADA

  • Leave a Reply