Lista de Espera Sisu




Termina em breve o prazo para participar da lista de espera Sisu – Sistema Seleção Unificada. O sistema informatizado do Governo Federal gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) tem a principal função de selecionar os estudantes com as melhores notas obtidas nas avaliações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Também é por meio deste sistema que as instituições públicas de ensino superior oferecem suas vagas em seus cursos para os estudantes que participaram das avaliações do ENEM, neste ano 2.712.937 candidatos se inscreveram no SISU para concorrer a 228 mil vagas em 131 instituições de ensino superior público.

Para participar o candidato tinha que acessar o site do SISU através do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/, informar o número de inscrição e a senha do último ENEM que é a edição exigida para o primeiro processo seletivo deste ano.

O resultado do processo seletivo do SISU já pode ser consultado na página do programa em “ver meu boletim” outras formas de consulta são pela Central de Atendimento do MEC através do telefone 0800616161, o candidato ainda tem a opção de consultar na própria instituição onde se inscreveu.

Neste momento muitos os estudantes selecionados já efetuaram a matrícula junto a instituição de ensino superior, cujo prazo se deu, em 2016 por exemplo, nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, daí a importância de se ter verificado com antecedência a documentação exigida, o horário de atendimento, local e procedimentos para a matricula.

Todavia, muitos jovens ainda têm esperança de conquistar a vaga, a lista de espera do Sisu é uma das formas de ainda conquistar a vaga ainda no primeiro semestre, a manifestação do interesse em participar deve ser efetuada através do site do SISU em “ver meu boletim” o período para manifestar o interesse em participar da lista de espera deve ser verificado no edital.

Como se inscrever para a Lista de Espera do Sisu

Processo Seletivo do Sisu
Processo Seletivo do Sisu

Somente os estudantes que não foram selecionados em nenhuma das opções de curso ou os que foram selecionados para a sua segunda opção mesmo que tenha feito a matrícula é que poderão participar da Lista de Espera, os estudantes que foram selecionados em sua primeira opção não terão outra oportunidade de se matricular caso perca o prazo. Muitos estudantes certamente foram selecionados para a sua segunda opção de curso mesmo que faça a matrícula ainda é possível concorrer a vaga da primeira opção através da lista de espera do Sisu.

Os estudantes que também não foram selecionados em nenhuma das opções de curso devem manifestar o interesse em participar da lista de espera do Sisu, sempre para a primeira opção de curso, para manifestar acesse o site do SISU http://sisu.mec.gov.br/, em “Ver meu boletim” e clique na opção referente a lista de espera, verifique se o sistema confirmou a sua vontade.

O resultado dos selecionados na lista de espera do Sisu será convocado no início do ano, é importante ficar atento a todas junto a instituição pois é de responsabilidade da instituição de ensino superior efetuar a chamada dos selecionados através da lista de espera.

Os estudantes que não conquistaram a tão sonhada vaga neste primeiro processo seletivo não podem ficar desanimados, principalmente se não conseguiu por poucos pontos, o processo seletivo do SISU acontece duas vezes durante o ano e tudo acontece nos mesmos moldes do primeiro processo seletivo.

De qualquer maneira caso mesmo com a participação da lista de espera o candidato não conseguir ainda pode pacientemente aguardar o segundo processo seletivo do SISU que acontece no segundo semestre do ano, sendo no mesmo moldes do primeiro com inscrições gratuitas e feitas exclusivamente pela internet na página do SISU.

A partir do momento que o candidato concluir a sua matrícula a vaga já está garantida e ocupada, agora a preocupação é em se dedicar ao máximo ao conhecimento que será ministrado e adquirido durante todo o curso.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *