A leitura é importante no Enem?

Enem
setembro 26, 2016

Você já parou para pensar na importância da Língua Portuguesa nas provas de vestibular? Com a chegada de provas como a do Enem e também dos principais vestibulares, é certo que muitos passam a se preocupar com a leitura. O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, prova realizada pelo MEC acontece todos os anos e dá uma grande importância para esta habilidade. Junto com a escrita, a leitura corresponde a boa parte da nota do aluno. Considerando que o Enem é porta de entrada para Universidades e que para participar de programas sociais do Governo.

Bem, se é assim, não há quem duvide de que, atualmente, as competências de leitura e escrita são imprescindíveis para os sucessos acadêmico e profissional. Nas mais diversas áreas e nas mais variadas carreiras, reconhece-se que ler com proficiência e redigir com clareza e precisão é uma necessidade. Quem tem dificuldades de leitura ou de escrita costuma ter problemas para prosseguir os estudos e para crescer profissionalmente.

Há razões de sobra para que os vestibulares deem um peso tão grande à prova de Língua Portuguesa: é, sobretudo, por meio dela que se avaliam as habilidades de leitura e redação. É fato que essas competências estão de tal modo valorizadas que são indispensáveis também às provas das outras disciplinas.

Não é raro um aluno errar um teste de Matemática não por desconhecer Álgebra ou Geometria, mas sim por ser incapaz de compreender o enunciado de um exercício. Analogamente, é comum um estudante não ter a nota máxima numa questão escrita de Biologia, por exemplo, não por desconhecimento do assunto, mas pela dificuldade de redigir com clareza a resposta. Por isso, não é exagero dizer que as competências de leitura e escrita são fundamentais para garantir o sucesso em todas as disciplinas.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply