Interpretação de texto – Quem é Rubens Matuck?

Educação
outubro 20, 2012

Este é um exercício de interpretação de textos para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesta idade os alunos começam a tomar contato com textos mais densos e, por isso, começa também a  apresentar as primeiras dificuldades de interpretação. Uma das primeiras coisas que os professores ensinam nesta etapa escolar é a diferença entre textos verbais e não verbais. Na continuidade do processo, eles ensinam o que é linguagem denotativa e o que é linguagem conotativa. Esses são requisitos mínimos para aprender a interpretar textos corretamente. Considerando as necessidades atuais frente a provas como o Enem, é cada vez mais necessário que os alunos tenham esta habilidade. Isso porque os exames hoje em dia baseiam-se de forma demasiada na interpretação de textos e estabelecem também relações intertextuais. Por isso é importante que os pais ajudem por meio de cursos interessantes como o que apresento neste artigo.

Quem é Rubens Matuck?

Rubens Matuck é capricorniano, do ano de 1952, É arquiteto de formação. Artística plástico, dedica-se à pintura, ilustração e criação de livros as crianças. Viajante inveterado, conhece todo o Brasil, a China e um pouco os Estados Unidos. Além do prazer, as viagens lhes proporcionam matéria – prima para seu trabalho. Nada lhe escapa: das árvores seculares da Amazônia, dos animais do Pantanal às peculiaridades das culturas chinesa e americana. Volta com a mala cheia de cadernos de viagem desenhados, de vida, de histórias. Defensor constante da vida e do verde, Rubens participa de associações defensoras das árvores das praças de Vila Madalena, bairro onde mora em São Paulo. Além de projetar, desenhar e escrever seus próprios livros – O beija – flor, O lobo – guará, A baleia corcunda, a ararajuba, coleção nossa Terra, A saumameia, Tudo é semente( com Carlos Matuck), O menino do olho d’água ( com José Paulo Paes), Viajantes de Gleb ( com Walmir Cardoso) e Histórias da Floresta –, também ilustra textos de diversos autores e poetas nacionais.

Quintana, Mario. Sapato furado. Ilustrações: Rubens Matuck. São Paulo; FTD, 1998.

Atividades:

1) O texto que você leu é uma biografia. Que tipo de informações ele traz?

2) Você já tinha ouvido falar em Rubens Matuck? O que mais chamou a sua atenção sobre a vida dele?

3) De que forma Rubens Matuck consegue reunir fontes / informações para produzir suas obras?

4) Explique com suas palavras o que a frase quer dizer “Defensor constante da vida e do verde”?

5) Qualquer pessoa pode ter sua vida contada por uma biografia? Por quê?

6) Encontre dez palavras escritas com G ou com J no diagrama abaixo:
a) Quantas delas são escritas com G?
b) Quantas delas são escritas com J?

7) Retire do texto um substantivo comum e forme uma frase com advérbio de:
a) De tempo:
b) De dúvida:

Talvez uma das dificuldades que as pessoas que chegam a este blog tenham seja com a interpretação de textos e consequentemente com a produção. Ouço sempre os alunos falarem que não conseguem traduzir suas ideias em forma de texto e para isso, sugiro um curso de escrita e redação oferecido pelo Curso 24 horas. Deem uma olhada nas opções de cursos oferecidos por lá e melhore a forma como você se expressa na forma escrita.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply