Exercícios sobre linguagem e variação linguística

Exercícios sobre linguagem e variação linguística
Rate this post

Estes são alguns exercícios preparatórios para quem fará o ENEM 2012 e também para quem está se preparando para os vestibulares. Aqui no blog tenho postado algumas propostas de redação e temas de redação que podem ser usados nos exames deste ano. Hoje, trago alguns exercícios sobre linguagem, sobretudo a respeito de variação linguística.

Exercícios sobre linguagem e variação linguística

Exercícios sobre linguagem e variação linguística

Faça-os como forma de se preparar adequadamente e não deixe para estudar em cima da hora.

Exercícios sobre linguagem e variação linguística

1-  (Unicamp-SP) O trecho que segue foi extraído de uma entrevista concedida por um engenheiro eletrônico a um jornal. Na transcrição da entrevista, manteve-se a linguagem coloquial característica desse tipo de interação verbal.
Identifique a passagem que precisa ser modificada para tornar o texto adequado à  linguagem  escrita  culta. Reescreva-o como achar mais conveniente. Pergunta: Houve precipitação? Resposta: Lógico. Os grandes problemas você deve ter um desenvolvimento tecnológico local. (…) Resolvemos brigar para ser usada tecnologia brasileira.

2-  (Fuvest-SP) “O que dói nem é a frase (Quem paga seu salário sou eu), mas a postura arrogante. Você fala e o aluno nem presta atenção, como se você fosse uma empregada.”
(Adaptado de entrevista dada por uma professora. Folha de 5. Paulo. 3/6/01)

A quem se refere o pronome “você”, tal como foi usado pela professora? Esse uso é próprio de que variedade linguística?

3- (Unicamp-SP) Os dois textos a seguir, extraídos do livro E os preços eram commodos, de M. Guedes e R. de A. Ber-link (São Paulo, Humanitas, 2000), representam um tipo de anúncio comum nos jornais do século passado e são muito semelhantes, embora tratem de assuntos que hoje consideraríamos bastante diferentes.

Escravo fugido

Fugio no dia 30 de Junho pp o escravo de nome Anacleto; creoulo, representando idade de 30 a 35 annos, com os seguintes signaes: altura mediana, côr fula, corpo delgado, rosto comprido e um pouco entortado, boca regular e falta de 2 ou 3 dentes da parte de cima, um signal de cada lado das maçans do rosto, cabello cortado rente; a entrada da testa do lado esquerdo é maior do que a do lado direito, falia manso mostrando humildade. Sabe lêr e escrever e costuma inculcar-se forro e voluntário da pátria. Levou vestido paletot e calça de casimira preta com pouco uso e uma trouxa de roupa com calças e paletots brancos. Usa também de bigode e barba rapada.
Quem o prender e trouxer em Campinas e pozer na Cadêa receberá de gratificação 100$000 do sr Joaquim Cândido Thevenar.

(Gazeta de Campinas, 17 de julho de 1870)

Animal desapparecido

Na noite de domingo para segunda-feira, foi roubado em frente do Chico Pinto um animal com os seguintes signaes ruano, calçado dos quatro pés, tem no queixo um osso saliente para fora, andar de trote. O referido estava arreado com basto, novo, pellego imitação de carneiro, sobrexincha de cadarço verde. Quem der notícias certas ou entregar ao proprietário, será gratificado com 50$000. António Victorino da Silva Jahú, 1o de agosto de 1897.

(Correio do Jahu. 8 de agosto de 1897)

a) Sem considerar as diferenças de ortografia, identifique no anúncio da Gazeta de Campinas duas expressões que hoje não seriam correntes e, portanto, para serem adequadamente compreendidas, exigiriam algum tipo de pesquisa histórica ou linguística.

b) Explicite pelo menos duas semelhanças no conteúdo dos dois anúncios.

c) Que traço da mentalidade escravocrata pode ser identificado pela comparação dos dois anúncios?

4- (Unicamp-SP)

STF dá vitória ao governo no julgamento do artigo 20

Pela diferença de um voto, o governo saiu vitorioso ontem no julgamento do pedido de liminar contra o artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma ratificação no voto do ministro Marco Aurélio de Mello garantiu a decisão do STF, que confirmou a constitucionalidade do artigo que estabelece os limites de gastos com pessoal para os três poderes. A revisão promovida pelo ministro Marco Aurélio favoreceu o governo, que corria o risco de ficar impedido de aplicar cortes de despesas com folha de pagamento previstas na lei, especialmente em relação aos Poderes Legislativo e Judiciário no âmbito dos Estados e Municípios. Existem ainda no STF outras cinco ações propostas pela oposição contra dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

(O Estado de S.Paulo, 12/10/2000)

*Nota: o título de “ministro” é dado aos juízes do Supremo Tribunal Federal.

a) No texto acima, ocorrem vários termos de jargão técnico que remetem a diversas fases do andamento de um processo no judiciário. Transcreva pelo menos três.

b) Do que trata o artigo 20 da lei de Responsabilidade Fiscal?  Responda, com base no texto.

No Comments

Leave a Reply