Exercício sobre linguagem para vestibular

Exercício sobre linguagem para vestibular
Rate this post

Este é um exercício sobre linguagem para vestibular e fez parte do exame da Unicamp de alguns anos atrás. O enunciado dizia que o leitor, neste caso você,  usa habitualmente usa e reconhece vários níveis de linguagem, associados a diferentes falantes, estilos ou contextos. Você sabe também que às vezes o falante utiliza um estilo que não é o seu, para produzir efeitos específicos, que é o que faz o maestro Júlio Medaglia na carta a seguir:

“Pô Erundina, massa! Agora que o maneiro Cazuza virou nome num pedaço aqui na Sampa, quem sabe tu te anima e acha aí um point pra bota o nome de Magdalena Tagliaferro, Cláudio Santo-ro, Jaques Klein, Edoardo de Guamieri, Guiomar Novaes, João de Souza Lima, Armando Belardi e Radamés Gnattali. Esses caras não foi cruner de banda a Ia Trogloditas do Sucesso’, mas se a tua moçada não manjar quem eles foi dá um look aí na Enciclopédia Britânica ou no Groves International e tu vai saca que o astral do século 20 musical deve muito a eles.”

(Júlio Medaglia, DJ do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (São Paulo, SP)

a) Que grupo social pode ser identificado por esse estilo? Transcreva as marcas linguísticas características desse grupo, presentes no texto.

b) O texto contém uma crítica inplícita. Qual é, e a quem é dirigida?

No Comments

Leave a Reply