Dicas para cuidar dos cabelos

Dicas para cuidar dos cabelos
Rate this post

Quando se aprende a maneira correta de pentear e escovar os cabelos, este hábito pode se transformar num cuidado de beleza [leia nosso artigo de truques para maquiagem]. O cabelo bem tratado depende principalmente de duas coisas: bom corte e bom trato. O corte depende do cabeleireiro, mas o cuidado com o cabelo é feito em casa mesmo, a começar por escová-lo direitinho, usando pente e escova adequados. Com a leitura deste artigo você verá dicas para ter cabelos lindos e saudáveis.

dicas_cuidar_cabelo_casa

Como escolher escovas e pentes

As melhores escovas têm cerdas naturais, de pelos de javali ou de fibras vegetais; não irritam nem ferem o couro cabeludo. Têm a forma estreita e são montadas em madeira, e não em plástico. Seu tamanho deve também ser proporcional ao comprimento dos cabelos: quanto mais longos forem, maior ela deverá ser.

Quanto ao pente, ele deve ter os dentes levemente arredondados e não muito próximos uns dos outros. Pentes muito finos, com dentes pontudos, irritam o couro cabeludo e prejudicam o cabelo. O melhor material para o pente é ou de osso ou de tartaruga, que não eletrizam os cabelos.

Como obter uma escovação melhor dos cabelos

Antes de escovar o cabelo, deve-se massagear o couro cabeludo, evitando a má circulação do sangue e fortalecendo os fios de cabelo. Mas, atenção, se o cabelo for oleoso, a massagem ativará a secreção das glândulas sebáceas, tomando o cabelo ainda mais gorduroso.

Fazer a massagem colocando os cotovelos sobre uma mesa e, comas mãos, deslocar os cabelos em toda as direções, pressionando os dedos com força sobre o couro cabeludo.

Os cabelos devem ser escovados duas vezes por dia, de preferência usando duas escovas diferentes: uma, para separar as mechas e massagear o couro cabeludo; a outra, para dar forma ao penteado. Na primeira fase, alisar uma mecha de cada vez, erguendo-a verticalmente com a escova da mão direita a partir da raiz do cabelo. Depois, antes de largar a ponta, continuar com a escova da mão esquerda, mantendo um movimento contínuo das duas escovas.

Como se usa a escova de cabelos corretamente

Escovar muito qualquer tipo de cabelo não os estraga, desde que a escova seja macia e manejada sem movimentos bruscos. Mas, se os cabelos forem finos e quebradiços, deve-se dar um banho de óleo antes de lavar a cabeça. O banho de óleo se faz aquecendo em banho-maria meio copo de óleo de oliva. Depois, passar no couro cabeludo, fazendo massagens com a ponta dos dedos. Enrolar a cabeça 10 minutos numa toalha aquecida em água fervente e lavar a cabeça com o xampu adequado. Depois de lavar a cabeça, secar os cabelos ligeiramente com o secador de mão, apenas para soltá-los um pouco. Se eles forem finos demais, devem ser separados por mechas; se um pouco ondulados, passar a escova antes de usar o secador.

Naturalmente, cada tipo de cabelo tem uma maneira certa de ser escovado:

  1. cabelos normais: costumam ser levemente ondulados, com fios fortes e sem pontas quebradiças. Passar a escova para cima e para os lados, primeiro o lado direito, depois o esquerdo. As escovadelas devem começar sempre pela nuca. Para não atrapalhar, prender o cabelo em mechas, soltando-as à medida que se escova. Depois, com a escova redonda numa das  mãos, levantar uma mecha e escorregar a escova pelo cabelo começando pela raiz.
    Para dar mais volume aos cabelos, basta escovar os fios para cima. O toque final se faz encaixando as mechas umas nas outras. Se houver alguma falha, escovar suavemente os cabelos sob o secador, penteando-os no sentido em que o cabelo foi cortado.
  2. cabelos secos: geralmente são mais finos e ralos, por isso escovar devagar, separando cada mecha. Se estiverem quebradiços, o banho de óleo antes de lavar a cabeça, uma vez por semana, é uma boa solução. As cerdas da escova devem passar entre os cabelos sem atingir o couro cabeludo; por último, deve-se usar o pente para dar a forma final ao penteado.
  3. cabelos oleosos: cada vez que forem lavados, só devem ser escovados depois de bem secos, para não ativar as glândulas sebáceas. Uma boa medida para eliminar, pelo menos em parte, o problema da oleosidade excessiva dos cabelos, é lavá-los com um xampu especial para cabelos oleosos a cada dois dias, ou, no máximo, três dias. Outra boa providência para quem tem cabelos oleosos é usá-los sempre curtos.

Como fazer a limpeza de pentes e escovas

Escovas e pentes devem ser lavados frequentemente: mergulhar apenas as cerdas das escovas em água com algumas gotas de amoníaco, cuidando para não molhar o cabo da escova. Para secar, deixar a escova com as cerdas para baixo; assim a água escorrerá sem se fixar na base. Depois, colocá-la em uma meia de seda velha, fazendo com que as cerdas atravessem as fibras da meia; e elas fiquem mais limpas. Retirar os cabelos que ficam na escova com um pente passado ao longo das cerdas várias vezes.

No Comments

Leave a Reply