Como usar o abacaxi na culinária

Como usar o abacaxi na culinária
Rate this post

Ele pode ser uma sobremesa ou acompanhamento para pratos salgados. Já era apreciado pelos índios, que o chamavam de “fruta excelente”. O abacaxi é a fruta tropical por excelência, já cultivada pelos índios da América, que costumavam pendurar as folhas ou o próprio abacaxi na porta das cabanas rara indicar que as visitas eram bem-vindas. Os colonizadores-espanhóis levaram este costume para a Europa, de onde os ingleses o trouxeram de volta à América, talhando em portas o desenho de um abacaxi como sinal de hospitalidade. Em algumas regiões do Brasil o abacaxi é conhecido como ananás, que, em língua indígena, significa “fruta excelente”.

Ao natural, ele pode ser encontrado quase o ano inteiro; e pode ser consumido enlatado, em calda, em sucos concentrados, além de geléia, ou doce em pasta, ou ainda cristalizado.
Para escolher um abacaxi, não se pode considerar apenas sua cor, que varia muito de qualidade para qualidade.

O melhor e mais simples é verificar as folhas da coroa: o abacaxi está no ponto quando elas se soltam com facilidade. Qualquer fruta comprada meio verde amadurece mais depressa quando enrolada em jornal e guardada por alguns dias. Se o abacaxi estiver muito verde, também se pode deixá-lo amadurecer em temperatura ambiente, sem expor ao sol. Quando maduro demais, ele se apresenta com manchas escuras e partes amolecidas próximas à base.

As folhas da coroa só devem ser retiradas na hora de servir a fruta, porque ajudam a conservá-la. Quando cortado, ele deve ser guardado em lata fechada, nunca por mais de dois dias. O abacaxi em lata fechada pode ser conservado até por um ano; aberta, de quatro a cinco dias.

Como todas as frutas cítricas, o abacaxi tem alto teor de vitamina C, além de outros nutrientes: sais minerais, como o cálcio, ferro e fósforo e a celulose, substância que estimula o funcionamento intestinal.
Cada 100 g de abacaxi fresco (duas fatias grossas) oferece cerca de 6 g de carboidratos, 0,3 g de proteínas e 0,5 g de gorduras, num total de cerca de 29 calorias, teor bastante baixo, que recomenda essa fruta para todos os que querem perder ou manter o peso. As calorias aumentam consideravelmente quando o abacaxi é preparado com açúcar: 100 g de geléia, por exemplo, fornecem 318 calorias; de abacaxi em calda, 122 calorias; em pasta, 239 calorias; e em suco concentrado, sem açúcar, 54 calorias.
O abacaxi contém também bromelina, uma substância que atua na digestão da carne, atacando as fibras e facilitando consideravelmente a absorção das proteínas, por isso é usado em pratos de carnes e aves.

TRUQUES PARA O PREPARO DO ABACAXI NA COZINHA

O abacaxi não tem muitas calorias. Por isso é indicado para pessoas que estão fazendo regime ou que não querem ganhar peso.

Há várias maneiras para cortar o abacaxi fresco:

1) Retirar as folhas, cortar a fruta em anéis de 2 cm de largura mais ou menos. E depois de descascar cada anel, retirar o miolo duro com a ajuda de uma faca afiada.

2)  Cortar o abacaxi ao comprido, pelo meio, cortando também as folhas. Retirar a parte carnuda da casca, deixando mais ou menos 1 cm de espessura. Depois, cortar a polpa em pedaços pequenos e misturar com  outras frutas.  Com essa salada, rechear a casca.

3)  Retirar uma fatia fina da base da   fruta,   apoiando-a   sobre   uma tábua. Segurar o abacaxi pela coroa enquanto descasca, começando pela coroa no sentido da-base, com ajuda de uma faca afiada. Depois, cortá-lo em rodelas ou em cubos.

Na hora de servir, enfeitar o abacaxi fresco com hortelã picada e cubos de gelo, ou mergulhar rodelas ou pedacinhos de abacaxi fresco ou cristalizado em cobertura de chocolate e deixar esfriar numa peneira.

Em pratos salgados, esta é a fruta que melhor se presta para acompanhamento, seja de carne de porco (presunto, lombo), aves gordas (peru, pato) ou como condimento especial de pratos de cozinha havaiana ou chinesa, combinando com peixes ou crustáceos. Eis algumas ideias:

1)  Como aperitivo, espetar rodelas de abacaxi com presunto.

2)  Fritar rodelas de abacaxi em manteiga   ou   margarina   e   servir como acompanhamento de carnes de ave ou peixe empanado.

3)  O suco de abacaxi é ótimo para umedecer presunto, lombo ou frango enquanto assam.

4)  A casca do abacaxi pode ser aproveitada  colocando-a  em   uma vasilha com água por uma semana. Depois, coar o suco e servir como refresco com açúcar e gelo.

No Comments

Leave a Reply