Como trabalhar o tema Meio Ambiente em sala de aula

Muitos professores me perguntam como trabalhar o tema Meio Ambiente em sala de aula. Principalmente aqueles que estão começando um novo trabalho numa nova turma e não sabe bem como agir. Talvez você seja um desses professores que deseja realizar um trabalho muito bem feito, ser elogiado pela coordenação da escola e pelos pais que verão seus filhos realmente felizes e aprendendo.

Quando mais seus alunos se desenvolverem, mais você poderá realizar trabalhos com temas transversais em sala de aula num menor tempo e com mais satisfação. Pensando ainda no seu emprego, com o tempo seu trabalho será reconhecido e você será disputado pelas escolas a ponto de poder escolher onde deseja trabalhar.

Vou te revelar neste post algumas técnicas mais eficientes para conseguir trabalhar o tema meio ambiente em sala de aula. Inclusive técnicas usadas por professores que você realmente admira.

Por que suas aulas ainda não dão certo?

Se você tem dificuldades em aplicar em sala de aula tudo aquilo que planejou em casa, saiba que há basicamente 3 problemas que te travam na hora de fazer os trabalhos que tanto deseja com seus alunos.

– Problema 1: Trabalhar sozinho em sala de aula.

Você como professor de uma escola, faz parte de uma equipe formada por muitos membros. Muitas vezes o seu trabalho em sala de aula não funciona porque você acha que precisa fazer tudo sozinho. Limita-se a buscar na coordenação a ajuda para conseguir materiais, mas passa dias em casa preparando até tarde da noite o material que os alunos usarão no desenvolvimento das atividades. Sei disso porque durante muito tempo eu fazia minhas atividades sozinho e até mesmo “convidava” minha mulher para ajudar de noite em casa.

– Problema 2: Acreditar que existe reconhecimento espontâneo.

É frustrante, concordo, desenvolver um trabalho em sala de aula e ninguém notar o que você fez. Por mais que você saiba que o aluno deve ser o mais beneficiado pelo seu trabalho, o alcance de suas atividades em sala de aula precisa, para reconhecimento pessoal, ser conhecido por todos. Já vi muito professor frustrado por trabalhar em sala de aula e ter resultados maravilhosos, mas nem a coordenação, nem direção, nem mesmo as outras classes ficarem sabendo o que foi feito. Exponha os trabalhos, convide a coordenação para ver o desenvolvimento, faça um portfólio do que foi feito. Você é um professor competente e precisa do reconhecimento.

Baixe-ebook-meio-ambiente

Baixe este ebook com dicas de abordagem do tema Meio Ambiente em sala de aula.

Você gostaria de receber gratuitamente este ebook com toda parte teórica necessária para desenvolver trabalhos sobre Meio Ambiente que ajudem a preservar a biodiversidade brasileira, cadastre-se em nossa newsletter abaixo. Você, imediatamente receberá o e-book em seu e-mail.

setas-baixar-arquivos-cadastrar-newsletter

* indicates required


– Problema 3: Você não tem a obrigação de provar que é um bom professor

Como isso é difícil. Falei dia desses que em conselhos de classe, vou me sentindo diminuído a cada comentário. Parece que todo mundo faz um trabalho perfeito e só você tem problemas de disciplina, só você corre contra o tempo pra preencher a parte burocrática, só você tem dificuldade de conciliar os horários e, além disso, só você, ao final do trabalho fica na dúvida se todo o esforço valeu a pena.

Não precisa ser assim. Você é capaz, mas parece que o próprio sistema insiste em nos colocar pra baixo.

Isso mesmo. Você não precisa sentir-se diminuído pelas dificuldades, sobretudo as que não estão relacionadas ao seu trabalho dentro da sala de aula.

Solução:

Existem algumas dicas para quem deseja realizar um trabalho muito legal em sala de aula, ter reconhecimento dos superiores e ainda ver seus alunos realmente engajados.

Vou dar uma dessas dicas. Caso queira se aprofundar mais no assunto, basta acessar a página do ebook que eu recomendo para entender a fundo a questão do Meio Ambiente e, de cara, melhorar o seu currículo.

O passo decisivo para engajar alunos, obter reconhecimento e realizar um ótimo trabalho sobre Meio Ambiente em sua escola.

Passo 1: Faça com que a família do aluno se envolva.

Parece óbvio, mas quando a família do aluno se envolve nas atividades, o aluno bem como seus superiores notarão o que está sendo feito dentro da sala de aula. Não estou, é claro, dizendo para que você importune a família, mas sim que você envolva todos nas atividades que o aluno precisa executar. Seja na obtenção dos materiais para fazer os trabalhos, seja na elaboração das etapas, seja incentivando os alunos para que não faltam nos dias de atividades, a família pode contribuir demais para o seu sucesso. O mais legal é que você ainda tem um benefício indireto que é diminuir sua carga ao longo do caminho.

Qual é o professor que não quer menos trabalho?

Baixe este e-book para aprofundar-se no assunto. Há vários benefícios diretos neste e-book que é, na verdade, um pequeno curso sobre Meio Ambiente.

* indicates required



Por último, uma sugestão bastante simples para incrementar suas aulas, sobretudo na Educação Infantil. Uma das atividades mais prazerosas durante a Educação Infantil são as ligadas à Arte. Atividades de recortar e colar, atividades de colorir e muito mais estimulam a criatividade, promovem o desenvolvimento da criança e, sem sombra de dúvidas, acentuam a percepção do belo a nossa volta. Por este motivo trouxe outrora, alguns desenhos para colorir na Educação Infantil. Eram várias atividades de alfabetização, de . colorir, de Matemática e até algumas da Turma da Mônica relacionadas à Primavera. Com isso, estimulamos os professores a desenvolver em suas aulas seus conteúdos de forma mais contextualizada e, consequentemente, mais atraente. Hoje, vocês poderão baixar aqui do site uma série de desenhos para colorir Meio Ambiente Educação Infantil.

Temas Transversais na sala de aula?

Baixe grátis um ebook com tudo sobre o tema Meio Ambiente

privacidadeNós também odiamos SPAM!

1 Comentário para "Como trabalhar o tema Meio Ambiente em sala de aula"

  1. Pingback: Projeto de Educação Ambiental - Mais Educativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *