Como planejar os armários embutidos

Como planejar os armários embutidos
Rate this post

Todo casal, quando planeja sua casa nova, pondera se deve fazer o planejamento de um armário embutido ou simplesmente comprar os móveis. Isso porque, por causa das políticas ambientais, fazer móveis de madeira certificada tornou mais acessível este sonho. Ponderar sobre as necessidades que terão após o casamento e planejar a casa em que morarão é necessário e, neste aspecto, no quarto de criança ou de adulto — ou até mesmo na sala de jantar —, o armário será melhor aproveitado quando bem dividido. O armário já foi um móvel grande e pesado, que ocupava muito espaço. Depois, foi embutido na parede e se tornou parte da decoração. Se o espaço para o armário for grande demais, ele pode ser dividido e receber no centro uma estante. Num quarto, pode ter a cama encaixada no meio, com as estantes substituindo as mesas de cabeceira.

Quando se planeja um armário, é preciso saber quem vai usá-lo: um homem, uma mulher ou uma criança? Em qualquer dos casos, a divisão interna deve ter basicamente uma parte superior para caixas e malas; um varão para os cabides, um gaveteiro para camisas ou blusas, outro para malhas de lã, pijamas e roupas íntimas; um calceiro, uma sapateira e gavetas menores para objetos miúdos. Se o armário for de criança, uma gaveta ou prateleira deve ser reservada só para guardar brinquedos.

Estes são outros detalhes que devem ser considerados:

  1. As prateleiras devem ser reguláveis e as sapateiras devem ser do modelo “gaveta” ou colocadas na parte interna das portas ou, ainda, penduradas em cabides.
  2. Colocar espelhos nas portas que se abrem em par.
  3. O rodapé é o lugar mais indicado para a ventilação dos armários, com um recuo entre ele e a porta por onde o ar possa entrar. Uma luz infravermelha dentro do armário evita a umidade e o mofo.
  4. Algumas medidas básicas devem ser respeitadas: a profundidade do armário varia entre 60 e 65 cm; a altura, entre 2 m e 2,10 m, ficando o restante da parede para armário das malas. As gavetas de camisas devem medir 35 cm de largura e 8 de altura, enquanto as de malhas têm a largura de acordo com a medida-padrão do armário, com altura entre 15 e 18 cm. Gavetas menores, para meias e lenços: largura de 20 a 25 cm e altura de 8 a 10 cm. O vão para vestidos curtos e para o calceiro é de 1,20 m, compridos, 1,60 m, e ternos, 1 m. A medida máxima de largura das portas é de 60 a 65 cm.
  5. O acabamento pode ser em madeira natural, laqueação ou revestimento com tecido ou, ainda, em papel de parede.

Como planejar a divisão do armário embutido

No mercado há inúmeras opções de lojas que vendem online. Esta é uma opção a se considerar visto que, invariavelmente, todos trabalhamos fora e não temos tempo de acompanhar a execução dos armários embutidos. Com um pouco de paciência e pesquisa é possível montar sua casa nova com móveis lindos e baratos. Abaixo selecionei alguns de que gostei e que ficariam bem em qualquer casa ou apartamento.

No Comments

Leave a Reply