Como organizar um bufe americano

Como organizar um bufe americano
Rate this post

Quando chega o final de semana, todos queremos a companhia dos amigos ou parentes. Nessas horas, simplesmente ligar para uma pizzaria é uma solução bastante fácil, mas é possível criar um ambiente mais intimista e caseiro com a refeição sendo servida em forma de bufe americano. O serviço tipo americano (ou bufe) é a maneira mais prática de receber para qualquer refeição: um almoço, jantar, ceia ou lanche. Todos os pratos são colocados numa mesa ou aparador onde os próprios convidados se servem.

COMO ORGANIZAR O BUFE

Ele tem duas grandes vantagens: solucionar a falta de espaço e não precisar de empregados. Assim, é possível acomodar um número maior de pessoas de maneira mais informal e mais simples.
A primeira providência a ser tomada é a escolha do lugar onde ficará a mesa com os pratos servidos. Deverá ser colocada de tal maneira que permita a livre circulação.
Se a sala for grande, a mesa poderá ficar no centro: se for pequena, encostada numa parede, mas com espaço ao seu redor. Neste caso, como um dos lados não será usado, pode-se fazer um arranjo de flores enfeitando a mesa.
Quando há bastante espaço, pode-se arrumar uma mesa central e outras mesas menores pela sala. Na mesa maior ficam os pratos que vão ser servidos e as bebidas. Cada uma das mesas pequenas é arrumada com toalha, pratos, talheres,.copos e guardanapos. Se a dona da casa quiser, poderá indicar os lugares dos convidados com cartões, mas é melhor — e mais simples — deixar que cada um escolha a mesa que quiser. O caminho a ser seguido por cada convidado é assim: pegar o prato na mesa pequena, ir à mesa central, servir-se e voltar para a mesa que escolheu para sentar (ou que estava indicada para ele).
Se não há espaço, todo o serviço (prato, talheres, copos e garrafas) ficam na mesa central. Numa das extremidades, os talheres e os guardanapos; logo depois, os pratos empilhados (nunca mais de oito em cada pilha), as travessas servidas e finalmente as bebidas e os copos. É importante deixar espaço entre as travessas para que as pessoas possam apoiar o prato enquanto se servem.
Para este tipo de serviço americano podem-se usar mesinhas individuais (que depois são empilhadas e guardadas) para cada convidado apoiar seu prato. Se houver pouco lugar, almofadas espalhadas pelo chão resolvem o problema.
E, se a mesa central não for muito grande, a solução pode ser o carrinho de chá ou uma mesa auxiliar onde ficarão apenas as bebidas e os copos.

Assim deve ser arrumada central: numa das pontas talheres e guardanapos, depois, os pratos empilhados e as travessas,terminando com os copos e as bebidas.

DECORAÇÃO E CARDÁPIO

A toalha para a mesa central pode ser de cores vivas, lisa ou estampada, com guardanapos do mesmo tecido ou contrastando com a toalha. Toalhas bordadas não devem ser usadas, pois dão um aspecto muito formal, o que não está de acordo com um serviço americano.
Na mesa central e nas menores podem ser feitos arranjos com flores ou frutas naturais.
Quanto ao cardápio, no verão, o mais indicado é um bufe frio, que tem a vantagem de poder ser preparado com antecedência: saladas, frangos ou carnes frias. Num bufe quente, os pratos podem ficar sobre réchaud, aparelho que aquece os pratos com velas ou a álcool.

As setas indicam a circulação das pessoas num jantar em que a mesa fica encostada na parede. Quando necessário, usa-se uma mesinha auxiliar para as bebidas.

Quando a refeição é servida, cada pessoa se dirige à mesa onde escolhe um prato, guardanapo e talheres e se serve, de acordo com a sua arrumação.

LEMBRETES QUE AJUDAM

Estes detalhes devem ser considerados, quer o bufe seja para muitos ou poucos convidados:
1) É conveniente que a mesa seja forrada com feltro ou flanela, para evitar o barulho dos copos e talheres e para protegê-la contra o calor dos pratos quentes. Isso é dispensável se a mesa tiver tampo de vidro ou mármore. A toalha deve estar bem lisa, sem vincos. Nos lados da mesa, a toalha deve ter uma queda de uns 40 centímetros.
2)  Para um bufe frio ou quente, os pratos não devem levar muito molho, o que dificulta o serviço. Se houver   molho,   ele  não  deve   ser muito ralo.
3)  Preparar pratos  que possam ser feitos em porções individuais, como tomates recheados, vol-au-vent ou melão com presunto.
4)  Evitar  os  pratos  difíceis  de serem cortados. Assim, o melhor é servir carnes picadas, aves desfiadas e legumes em pequenos pedaços.
5)  Quanto à quantidade, os pratos não devem estar muito cheios, pois é feio e dificulta o serviço.
6)  Quando a sobremesa for servida, colocam-se os pratos e talheres na mesa central, além das bebidas.
7)  Oferecer queijos pode ser uma ótima alternativa num bufe. Basta ir ao   supermercado,   comprar   uma grande variedade de queijos e pães (pão branco, preto, bolachas salgadas). Esta sugestão é mais adequada para o inverno, quando os queijos são acompanhados de vinho (tinto). Se o bufe é para poucas pessoas, pode-se servir uma fondue.

No Comments

Leave a Reply