Como organizar as atividades escolares

Como organizar as atividades escolares
Rate this post




Tenho acompanhado de perto este início de ano letivo de minha filha. Ela sempre foi uma boa estudante, mas agora houve uma mudança significativa. Ela passou para o Ensino Fundamental I. Mais professores, mais provas, mais trabalhos e uma rotina diferente daquela que permitia ao professor usar aulas de uma disciplina para adiantar a matéria atrasada em outra. Todos os dias vejo seu caderno, oriento quanto à estética e organização e ajudo a  manter tudo em ordem. Isso dá segurança à criança sem que ela se sinta vigiada. Sei que, persistindo, logo ela fará essa conferência sozinha, valorizará mais o estudo sem que seja véspera de prova, não deixará acumular matéria. Pensando em ajudar outros alunos e seus pais, coloco abaixo algumas instruções que podem contribuir para tornar menos traumático todo este processo.

Como ajudar a criança a ser um bom estudante

Estar em dia com as tarefas é um dos requisitos fundamentais para a obtenção de bons resultados escolares. Ao manter a agenda atualizada, você estabelece uma rotina eficaz de estudos. Veja, a seguir, algumas dicas que o ajudarão a fazer uso adequado desse recurso:

  • Em sala de aula, esteja sempre com sua agenda em mãos para registrar as instruções, informações e tarefas que serão indicadas pelos professores.
  • Em caso de esquecimento, anote os apontamentos no caderno e, posteriormente, transcreva-os na agenda, utilizando, inclusive, o calendário disponível no início de cada mês, específico para a marcação de atividades e provas referentes ao respectivo período. Assim, você estará sempre atento aos prazos de entrega de trabalhos e poderá planejar adequadamente a revisão dos conteúdos previstos para as avaliações.
  • Registre e acompanhe suas notas bimestralmente. Isso o ajudará a se lembrar dos resultados obtidos, motivando-o a alcançar médias escolares satisfatórias.
  • Com caneta marca-texto, destaque as atividades realizadas, para não perder tempo conferindo aquilo que já foi feito.
  • Caso precise faltar, informe-se com um colega a respeito das tarefas determinadas pelos professores e coloque-as em dia, evitando prejuízos nas notas. Se sua escola divulga esse tipo de informação via internet, utilize essa ferramenta.
  • Não arranque páginas da agenda. Torne-a um documento útil para o seu êxito estudantil.

Organize-se, seja responsável e obtenha sucesso!

1 Comment

  • Reply Joana Darc de Almeida Murashima Fevereiro 3, 2017 at 11:27 pm

    Gostei muito das dicas.

  • Leave a Reply