Como funciona o SISU?

Como funciona o SISU? Programa do Governo Federal gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu foi criado para promover o acesso ao ensino superior. Na verdade tão somente do Sistema Informatizado onde instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para seus cursos de graduação a pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em breve terá início o período de inscrições para o processo seletivo. Neste artigo falaremos um pouco do Sistema de Seleção Unificada – Sisu e suas inscrições.

Como em edições anteriores, este ano o Sistema terá dois processos seletivos, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano. Para participar do SISU o candidato deve obrigatoriamente ter participado da última edição do Enem, isto porque as notas obtidas no Exame são o principal critério de seleção, onde os candidatos com as melhores notas ficam com as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior que optam por utilizar o Sistema Informatizado do MEC para selecionar seus novos acadêmicos.

Para se inscrever o candidato deve acessar o endereço eletrônico do Sistema http://sisu.mec.gov.br/ e informar o número da sua inscrição do último Enem, bem como a senha que utilizada no Exame. Vale lembrar que caso os candidatos não recordem estas informações podem recuperá-las no site do Enem.

Inscrições e Processo Seletivo do SISU

sisu-informações-lista-chamada

Ao se inscreve no Sisu, o candidato deve informar a quais vagas para cursos de graduação superior ali oferecidas deseja concorrer. Ao todo devem ser realizadas duas opções de curso e durante o período de inscrição estas opções podem ser alteradas. Ao informar seu número de inscrição o sistema informatizado do Sisu recupera automaticamente a nota do candidato no Enem e após o encerramento das inscrições são realizadas duas chamadas, selecionando os candidatos levando em consideração as opções de curso, o número de vagas ofertadas, o número de candidatos que concorrem e a nota obtida no Enem.

É importante ressaltar que o Sisu da à liberdade para que as instituições de ensino superior que utilizam o sistema de atribuir pesos diferenciados para as notas obtidas nas provas do Exame. Então é normal que cursos como, por exemplo, o curso de Engenharia adote um peso maior para as notas da prova de Matemática.

Ainda sobre o processo seletivo do Sisu é permitido que os candidatos optem por concorrer às vagas pelo sistema de cotas, que é regulamentado por Lei Federal, garantindo para aqueles que se declararem ser pardos, índios ou negros a reserva de 50% do total disponibilizado pelas instituições de ensino superior. São as chamadas vagas para políticas afirmativas que beneficiam também os estudantes egressos das escolas da rede pública de ensino.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *