Como fazer uma sacola artesanal

Como fazer uma sacola artesanal
Rate this post

Tecidos rústicos, como estopa ou juta podem ganhar nova vida quando bem utilizados. Numa prática sacola, por exemplo. Para isso, basta seguir as instruções para fazer, sem qualquer problema, uma sacola prática e bonita como esta.

Do material necessário, muita coisa pode-se ter em casa: 2 retângulos de estopa ou juta medindo 40 x 60 cm, 2 retângulos de plástico transparente grosso (daqueles usados para estofar bancos de automóveis) de 36 x 58 cm, 1 novelo de lã lilás-rosado, 1 amarelo-claro, 1 amarelo-queimado e 1 verde-claro-acinzentado, 2 verde-musgo-escuros, todos de quatro fios, 1 agulha de fundo largo própria para lã e 1 agulha de croché nº 3,5.

MODO DE FAZER BOLSA ARTESANAL

Riscar em um dos retângulos de juta o motivo da página ao lado, tendo o cuidado de situá-lo no centro e mais para a parte inferior do retângulo, deixando espaço na parte superior para o arremate, o grelo e os ilhoses. Antes de começar o bordado, arrematar todas as bordas do tecido com ponto ziguezague, a máquina, para não desfiar. A seguir, bordar o motivo usando ponto matiz, seguindo a ordem das cores pela ilustração.

Uma vez pronto o bordado, armar a sacola. Para isso, sobrepor os dois retângulos de juta, direito com direito, alinhavar e fazer uma costura a máquina, pelo avesso, deixando 1 cm de margem. Fechar apenas o fundo e as laterais. Depois, virar o trabalho para o direito e preparar o forro da seguinte maneira: unir os retângulos de plástico, usando a mesma técnica empregada para os de tecido, deixando, porém, 0,5 cm de margem (não virar o saco de plástico para o direito).

Em seguida, introduzir a sacola de plástico nade tecido, dobrando 6 cm do pano para o interior da sacola, entre as duas partes de plástico. Desses 6 cm, dobrar 1 cm para arrematar a borda internamente e passar uma costura a máquina em toda a volta dessa dobra. Mandar colocar oito ilhoses gigantes obedecendo ao esquema aqui publicado e fazer um rolotê do mesmo tecido da sacola ou em croché (com a mesma lã usada para o grelo), medindo 1,20 m de comprimento. Enfiar o rolotê pelos ilhoses, como um alinhavo, e unir as duas pontas com um nó cego. Por fim, fazer o grelo de croché e pregá-lo sobre a costura da parte superior da sacola, com pontinhos miúdos, usando um fio da mesma lã-empregada para a sua execução (verde-musgo-escura).

RECEITA DO GRELO PARA BOLSA ARTESANAL

Fazer uma tira de correntinhas na medida necessária para dar uma volta na sacola, no sentido da largura, e fechar em círculo com 1 pt baixíssimo. Depois, ir formando as carreiras, dessa forma:

1ª carreira — toda em pt alto.

2ª carreira — fazer 6 corr, esticar o pt que está na ag * 1 laç, introduzir a ag no mesmo pt de base, puxar 1 pt esticando na medida dos outros que estão na ag *, repetir de * a * mais 6 vezes. Em seguida, com 1 laç, fechar todos os pts que estão na ag, fazer 2 corr e fechar com 1 pt baixo, pegando no mesmo pt de base em que foram feitos os outros. Fazer 5 corr, pular 8 pts de base e, no 9º, fazer 1 pt baixo. Repetir do começo da carreira até terminá-la.

No Comments

Leave a Reply