Como fazer pratos práticos com pimentão

Blog
fevereiro 9, 2017




Servido como prato principal ou usado como complemento, em saladas, molhos ou ensopados, é muito gostoso e sempre bem recebido.

0 pimentão, originário da América, onde era cultivado por tribos pré-incaicas há mais de 2 000 anos, é um legume que recebe diferentes classificações, de acordo com tamanho, sabor, cor e forma.

Mas, de um modo geral, podem ser divididos em grandes e pequenos. Os verdes, grandes, já estão maduros e, só depois, vão ficando vermelhos e adocicados. Cru, preparado como salada, cozido ou usado como ingrediente em pratos à base de carnes, aves, peixes ou legumes, este tipo de pimentão é muito saboroso. Entre as variedades menores, mais picantes, encontram-se chilli e de-do-de-moça. Semelhantes à pimenta vermelha, são usados para pratos e molhos condimentados.

Fácil de ser encontrado durante o ano todo, o pimentão deve estar maduro, firme, e apresentar uma forma regular para ser de boa qualidade. Se tiver uma cor pálida, é sinal de que ainda não está maduro. Murcho, mole e com manchas escuras, já está passado. Em um e outro caso, não deve ser comprado.

VALOR NUTRITIVO

Pimentão é uma boa fonte de vitamina C, contendo ainda vitamina A (presente em maior quantidade no pimentão vermelho), pequenas quantidades de cálcio, fósforo, ferro, sódio, riboflavina e niacina. O seu teor calórico é o seguinte: o pimentão verde, cru, tem 22 calorias em cada 100 g; o vermelho, cru, 31 calorias em cada 100 g; e o vermelho, em conserva de vinagre sem azeite, 27 calorias, em cada 100 g, com o líquido.

Há muitas formas de valorizar o pimentão, tornando-o mais saboroso, como também de utilizá-lo para enriquecer outros pratos:

1) A maneira certa de limpar o pimentão é cortar sua base, retirando as sementes e a parte branca.

2) O pimentão cru contém mais vitaminas do que o cozido, podendo ser usado em saladas, enfeitando pratos frios ou canapés.

3) Para tirar a pele do pimentão, basta expô-lo à chama forte, diretamente: a pele se rompe e pode ser retirada com facilidade.

4) Antes de assar ou rechear pimentões, convém fervê-los em água temperada com sal durante 5 minutos. Ficam mais gostosos.

5) Uma ideia econômica e de grande aceitação é rechear pimentão com sobras de carne moída, arroz, ou sobras de pão misturadas com ovo batido e cebola refogada em manteiga ou margarina.

6) Ensopados ou picadinhos podem ser valorizados com pedaços de pimentão.

7) Um molho de tomate fica mais gostoso quando se acrescenta pimentão verde picado.

8) O gosto do pimentão faz um ótimo contraste com o do abacaxi, em pratos à base de peixe, ave ou carne de porco.

9) Cozido e bem temperado, o pimentão presta-se muito bem para antepastos.

10) Por sua cor e forma o pimentão é utilizado para complementar arranjos de mesa.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply