Você está aqui: Início » Decoração » Como decorar o hall de entrada de uma casa

Como decorar o hall de entrada de uma casa

A palavra inglesa hall significa vestíbulo, que é o ambiente para onde se abre a porta principal da casa, dando a primeira impressão da decoração. Normalmente, as pessoas não dão tanta importância a isto numa casa, mas quando se há espaço, vale bastante a pena valorizar a entrada como uma bela forma de causar uma boa primeira impressão.

O hall é um dos menores ambientes da casa e não exige muita funcionalidade em sua decoração, isto é, os móveis e os objetos podem servir apenas de enfeite: um espelho bonito, um aparador ou um quadro são o suficiente.
Às vezes, o hall é uma peça maior, quase uma sala de entrada, e então há muitas maneiras para decorá-lo. A começar pelo piso: um hall independente pode ter o piso em material diferente do resto da casa como pedra, tijolos lajota ou madeira. Mas, se ele estiver diretamente ligado à sala de visitas, por exemplo, o piso deverá ser o mesmo, a menos que se faça um desnível no chão, que, automaticamente, separará um ambiente do outro.

Quando o hall é independente do £m resto da casa, o piso pode ser em lajotas. As paredes brancas aumentam o ambiente e destacam os móveis escuros.

Quando o hall é muito pequeno, pode-se rebaixar o teto com gesso ou madeira, o que dará uma proporção mais agradável ao ambiente. O mesmo resultado pode ser obtido apenas pintando o forro com uma cor escura, o que dá a impressão de que o teto está mais baixo. Quando se pinta o hall, a cor usada deve combinar com a do ambiente mais próximo. Por exemplo: se a sala foi pintada de marrom-claro, o hall pode ser do mesmo marrom-claro ou um tom pouco mais escuro.

Esta solução é perfeita para uma casa: teto aberto, com vidro montado em vigas de madeira. Bancos coloniais e um arranjo de quadros equilibram a decoração do hall.

Uma solução que substitui a pintura é revestir as paredes (e o teto, em alguns casos) de tecidos lisos ou estampados ou de couro (vaqueta, verniz, camurça) ou ainda de papel de parede. Naturalmente, qualquer destes revestimentos deve respeitar a linha geral de decoração da casa: se ela for mais sofisticada, o hall pode ser revestido de tecido mais fino e, se for mais rústica, de papel de parede com motivo de flores. Quanto à iluminação, deve ser discreta e agradável: luz indireta com arandelas (uma ou duas, de acordo com o tamanho da peça) ou um abajur ou ainda uma luminária pendente. Quando há uma peça que mereça ser destacada, o spot é a solução, iluminando apenas um quadro ou um objeto.

O branco aumenta este hall pequeno, iluminado apenas por um abajur. Para quebrar a monotonia do branco, cores quentes no quadro, banquetas e objetos.

 

Assine e ganhe uma apostila

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>