Como conseguir o melhor bronzeamento

Saúde e Beleza
setembro 12, 2012

Há duas formas de bronzear-se: com ou sem sol. Para as duas, há bronzeadores adequados que dão à pele uma bonita cor de verão.
Com ou sem sol, é possível estirar-se gostosamente numa varanda (ou numa praia) e bronzear-se. Em qualquer dos casos, o bronzeador é fundamental: quando há sol, deve-se usar um produto conhecido como filtro ou anti-solar, porque absorve ao máximo os raios do sol que queimam a pele e filtra apenas os que bronzeiam. Para se queimar sem sol, usam-se produtos que contêm uma substância capaz de escurecer as células superficiais da pele. O resultado é o mesmo: um bronzeado perfeito.

BRONZEAR SEM SOL

Os produtos que escurecem a pele sem precisar de sol são aplicados diretamente e, embora sejam diferentes do outro bronzeador, não afetam a pele se ela receber sol. O efeito varia de um tom amarelo-escuro até o marrom-escuro, dependendo do tipo de pele mais ou menos clara.
Quatro a seis horas após a aplicação já surge um bronzeado que permanece por três ou quatro dias.
Embora não cause danos, é mais prudente experimentar o bronzeador em uma pequena faixa do corpo e verificar se não aparece qualquer reação alérgica.
A pele deve estar limpa de impurezas quando recebe o bronzeador; por isso é melhor aplicá-lo após o banho. Depois, o primeiro cuidado deve ser distribuí-lo com uniformidade por todo o corpo, passando uma escova suavemente umedecida no bronzeador, friccionando a pele sem deixar faixas escuras. Nas regiões calosas (cotovelos, pés e joelhos) passar a esponja rapidamente, porque essas partes são naturalmente mais escuras e o bronzeador acentuaria ainda mais a cor.
A única precaução deve ser não abusar desse tipo de bronzeador, porque, se for usado o ano inteiro, satura a pele e perde seu efeito.

BRONZEAR COM SOL

Há diversos tipos de bronzeador com sol, adequados para determinados tipos de pele: em forma de creme, para qualquer pele (normal, oleosa, seca ou mista); os leites de beleza especiais para peles secas ou desidratadas; e as loções, mais indicadas para as peles oleosas, com a vantagem de não acentuar o brilho característico deste tipo de pele.
Embora não cause danos à pele. o bronzeador com sol também deve ser experimentado numa parte do corpo, porque pode provocar reações em pessoas mais sensíveis.
Muita gente pensa que os bronzeadores de cor mais escura são diferentes; na verdade, sua filtragem dos raios solares é a mesma dos produtos incolores.
Alguns bronzeadores podem ser feitos em casa com substâncias fotossensibilizantes, presentes em algumas frutas (a tangerina, o limão ou a laranja), que ajudam a ação do sol na pele, sem esquecer, contudo, que em peles mais sensíveis esses produtos podem causar manchas ou dermatites. Estas são três receitas cujos ingredientes podem ser comprados em drogarias:

1)   misturar  250  g  de óleo  de girassol com 1 colher (de café) de essência de lavanda;
2) misturar 120 g de óleo de coco com 60 g de óleo de amêndoa doce e 10 g de essência de tangerina;
3)  misturar  1/2 litro de óleo de oliva com o suco de 2 limões e 3 laranjas e   10 gotas de tintura de iodo.

Quem não se importa com o cheiro forte desses produtos, pode passar no corpo óleo de coco. oliva ou gergelim, que garante um bronzeado perfeito, não se alterando com a água do mar nem com a água clorada da piscina.

CUIDADOS COM O SOL

Para uma cor bonita, que não vai descascar nem desaparecer logo. algumas precauções:

1) o bronzeamento tem hora certa, principalmente nos primeiros dias. Começar com 20 minutos. sempre no horário em que os raios solares são menos intensos (até às 10 e meia da manhã ou após as 15 horas) e aumentar dez minutos por dia.

2)  Outro cuidado muito importante é  aplicar  o  bronzeador nas partes mais sensíveis do rosto (testa e nariz), nos ombros e na base da nuca. Se a pele for excessivamente seca, deve receber antes do bronzeador uma base hidratante.

3)  É preciso proteger a cabeça com um chapéu ou lenço e molhar sempre o corpo, porque a água do mar favorece o bronzeamento.

4)  As pessoas que passeiam ou praticam esportes movimentados na praia   conseguem   um   bronzeado mais uniforme do que aquelas que ficam paradas, estiradas sob o sol. De fato, com a movimentação evitam-se a formação de placas vermelhas em regiões localizadas do corpo, o bronzeamente desigual e ainda   ativa   a  reação  natural  do organismo contra o calor: a transpiração.

5)   Outro  cuidado  importante é dar   um   bom  mergulho  antes  do banho de sol, pois a água do mar tem   propriedades   que   ajudam   a diminuir os riscos de queimaduras.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply