Análise – Tirinha sobre Polissemia

Sempre gostei de guardar recortes de jornal e, em especial, tirinhas para usar na formulação de exercícios de Português para meus alunos. Recentemente, vasculhando algumas pastas de tirinhas que guardava ainda da época de faculdade, encontrei esta que é perfeita para trabalhar algumas questões pertinentes às aulas de interpretação de textos. Na tirinha abaixo você verá os personagens Frank e Ernest. Veja a imagem.

quadrinhos-custar-uma-nota

Sempre digo aos alunos que um bom leitor deve dominar diversos conhecimentos. Um deles é sobre vocabulário. O texto não verbal é bem explícito no que está acontecendo. As personagens aqui são afinadores de piano. Este é um serviço que não custa tão barato porque envolve conhecimentos que uma pessoa comum não tem. O que chama a atenção, no entanto, é a fala da última personagem. Vejam o que ele diz:

“- O conserto vai custar uma nota.”

Fazendo a junção entre verbal e não verbal, veremos que no contexto dos afinadores “uma nota” é a corda em que fora identificada como o problema. A personagem, porém, transfere esta fala para outro contexto semântico, o econômico. Dá a entender, então, que o conserto vai custar muito dinheiro. Além dessa questão já citada, temos ainda a possibilidade de trabalhar com as palavras homófonas, pois o termo “conserto” tem proximidade com o termo “concerto” que está dentro do contexto da palavra “piano”.

Bem, dadas as possibilidades, não quero esgotar o que vocês podem fazer a partir da tirinha. Questões como esta são trabalhadas em provas como a do Enem, por isso, caso queira dizer como trabalhou com a imagem em sala de aula, faça-o pelos comentários.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *